Latria, Dulia e Hiperdulia - O que significa?
Um tema que gera muita discussão é com certeza a veneração a Maria e Santos. Para muitos, nós católicos "adoramos" Maria e Santos, algo que não é verdade. Neste post, venho colocar a diferença entre adorar e venerar, através dos termos que a Santa Igreja Católica nos mostra, através do seu magistério.
(1) Culto de latria (grego: “latreuo”) quer dizer adorar
(2) Culto de dulia (grego: “douleuo”) quer dizer honra, venerar
(3) Culto de hiperdulia (grego: hyper, acima de; douleuo, honra) ou acima do culto de honra, sem atingir o culto de adoração
O primeiro culto, latria (adoração), é exemplificado na passagem de Mateus 4-10 "Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto". Portanto, prestamos adoração somente a Santissíma Trindade, onde sabemos que formam um único Deus.
Já o segundo culto, dulia (veneração), é prestado como reconhecimento aos Santos, que viveram sua vida na fé, praticando obras em nome de Deus. São consideradas pessoas como exemplos, que viveram exclusivamente para Deus.
Aqui, vale destacar que a igreja coloca São José como primeiro santo, sendo chamado de protodulia - que esta acima de dulia e abaixo de hiperdulia.
O terceiro culto, hiperdulia, é exclusivo de Maria Santissíma, onde a reconhecemos como a Mãe do nosso Salvador Jesus Cristo. Vale ressaltar que a hiperdulia está acima de dulia e protodulia, e a abaixo de latria, que usamos exclusivamente para exaltar a Santissíma Trindade - PAI, FILHO E ESPIRÍTO SANTO.
O Concílio de Trento afirmou que "São ímpios os que negam que se devam invocar os santos, que gozam já da eterna felicidade no céu. Os que afirmam que eles não oram pelos homens, os que declaram que este pedido por cada um de nós é idolatria, repugna a palavra de Deus e se opõe a honra de Jesus Cristo, o único mediador entre Deus e os homens".
