O que é Corpus Christi?
Comemorada sempre na primeira quinta-feira após a Oitava de Pentecostes, a Solenidade de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, sendo oficialmente publicada a 11 de agosto de 1264. Conforme Bula Transiturus de hoc mundo (Link)
Vale ressaltar que tal decisão vem de encontro com dois grandes eventos, que foram base para a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.
A primeira foi a visão que a Santa Juliana de Liège teve, onde tinha uma lua, contendo uma faixa escura diametralmente. Assim, a sua interpretação foi que a lua representava a Igreja na terra, e a linha representava a falta de uma celebração para adorar a Eucaristia.
O segundo milagre é chamado de “Milagre de Bolsena-Orvieto”, onde o objetivo central foi provar a fé de um sacerdote. Em 1263, portanto um ano antes da publicação oficial do Papa Urbano IV, o sacerdote alemão chamado Pedro de Praga, ficou na cidade de Bolsena após uma peregrinação. Algumas relatos, dizem que o sacerdote tinha dificuldade em compreender que Jesus Cristo estava realmente presente na Hóstia. Assim, Pedro de Praga estava celebrando uma missa, quando a Hóstia começou a escorrer sangue da Hóstia. Por sua vez, o Padre Pedro de Praga continuou a presidir a celebração e depois pediu para ser levado até o Papa Urbano IV para contar o que tinha acontecido.
Por sua vez, o Papa Urbano IV escutou o relato, absolveu o padre e pediu uma investigação profunda sobre o acontecimento. Após a confirmação, o Papa Urbano IV pediu para que a Hóstia e o pano contendo o sangue ficassem em Orvieto, onde uma grande celebração foi feita e até hoje o pano com as marcas de sangue estão expostos na Catedral de Orvieto.
Após todos os acontecimentos, o Papa Urbano IV pediu a Santo Tomás de Aquino para compor os textos litúrgicos para a Solenidade de Corpus Christi, onde até hoje os hinos são cantados na Santa Igreja.
Grande objetivo
Assim, com a Solenidade de Corpus Christi, nós lembramos do que Jesus pediu a Santa Juliana, sendo: aumentar a nossa fé, prosperar a prática das virtudes e reparar as ofensas ao Santíssimo Sacramento.
Diante disso, a Solenidade é de grande obrigação para todo católico, afim de reparar sua fé, aumentar sua fé e acima de tudo adorar ao Santíssimo Sacramento.